Buscar
  • Dorly Neto

Como publicar um site de graça

No dia 10 de agosto decidi que iria construir um site por dia durante 90 dias. Em outro post eu contei o porquê: Montarei um site por dia pelos próximos 90 dias (dorlyneto.com)


Logo de cara me vieram duas dúvidas: onde vou publicar os sites? Será se preciso pagar um serviço de hospedagem? A resposta para a segunda pergunta é não!


Os queridos Mayk Brito e João Pedro Schmitz, da Rocketseat, me indicaram três ótimas soluções de onde publicar meus sites sem custo inicial e de uma forma (relativamente) simples. Saca só:


A solução que escolhi: Netlify

O Netlify é excelente para publicar os seus sites a partir de uma Git que você tenha criado. No plano gratuito o deploy pode ser feito de forma automática a partir de cada atualização feita em um repositório do Github.


Se você não tem ideia do que é uma Git e nem sabe como subir um repositório no Github (como eu também não sabia), assista essa aula brilhante do Maykão:


Outra ótima alternativa: Vercel


O Vercel possui no plano gratuito, basicamente, as mesmas features do Netlify. Eu poderia escolhê-lo também. Fica aqui o registro caso você deseje uma segunda opção.


Mais outra ótima alternativa: Github Pages

Caso você queira manter tudo apenas no Github, eles oferecem a possibilidade de você lançar um site, gratuitamente, pelo Github Pages. Tal qual os outros dois citados acima, ele te permite fazer o deploy de um repositório em um site.

No final das contas, o importante é você dar vida a seus projetos, independente da plataforma que escolha para isso. Ofereço aqui três opções para você começar, agora. Está esperando o que?

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo